Hoje me deparei com a notícia de que o Barcelona teria a quinta maior torcida do Brasil entre jovens de 12 a 18 anos. Meu pensamento no momento foi de que a globalização está tão forte, ao ponto de se encontrar torcedores de times espanhóis, que nunca viram o time jogar ao vivo, no Brasil.
As torcidas de Real Madrid e Barcelona cresceram de forma absurda no Brasil nos últimos anos. No caso brasileiro, a ida de um ídolo teen como Neymar, favoreceu o crescimento da torcida dos culés no país.
Mas e os times brasileiros? Esse é o problema. Os estádios no Brasil estão tão queimados pela mídia que ver pela TV é mais seguro, além de dar audiência para essa mesma mídia. O futebol europeu é melhor os jogadores são melhores, os estádios são modernos, não tem do que reclamar, certo?
Errado! As torcidas de Barcelona e Real Madrid nunca serão apaixonadas como a do Vasco. Não trocaria o churrasco ou a cerveja da barreira do Vasco para ver o teatro da Catalunha, onde um jogador faz gol e não se tem explosão, só se tem aplauso. O futebol perdeu sua alma na Europa e está perdendo sua alma também no Brasil.
A interdição de São Januário é uma tentativa de dizer que estádio não é mais rentável e nem adequado para o futebol moderno.
Raiz é ser Vasco, raiz é São Januário, raiz é ser do futebol!
Lucas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário